30/07/2018 09:48:00

Mari Bueno retrata fielmente a face de Santa Paulina

Considera-se Arte Sacra toda a produção que tem qualificação destinada ao culto religioso, sendo composta por uma série de características necessárias, dentre as quais, o aspecto sentimental no sentido religioso, normalmente emitido pelas pessoas e católicos fervorosos que expressam sua alegria ao ver uma obra artística sacra. No geral, a arte sacra possui como destino a liturgia, se ordenando a fomentar a vida litúrgica nos fiéis. Sendo assim, não apenas deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas também tem a finalidade de desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia no público para o culto divino.

Recentemente, um dos casos que mais chamou a atenção no noticiário católico foi o de Mari Bueno, especialista em arte sacra que realizou a montagem e apresentação do busto em 3D de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, conhecida popularmente como Santa Paulina. A obra contou com a participação do hagiólogo (especialista em santos) Dr. José Luís Lira e do 3D designer Cicero Moraes, que reconstruiu digitalmente a face e articulou a impressão 3D junto ao Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, de Campinas, em São Paulo.

 

A obra contou com a participação do hagiólogo Dr. José Luís Lira e do 3D Designer Cicero Moraes, que reconstruiu digitalmente a face e articulou a impressão 3D. Coube à Mari Bueno a tarefa de deixar o trabalho com as mesmas feições da Santa Paulina.

A face de Santa Paulina foi reconstruída a partir de seu crânio no final de 2015. O objetivo do trabalho firmou-se em criar um rosto com um leve sorriso, pois as imagens conhecidas da madre tirolesa, que se naturalizou brasileira, mostram uma face séria, quase triste, incompatível com o seu estado de espírito, segundo os relatos de pessoas que a conheceram em vida.

Por meio de uma pesquisa prévia feita pela equipe que compôs o projeto, a reconstrução do rosto de Santa Paulina foi possível graças à obtenção de dados retirados do crânio, através de fotos e escaneamento. Com esta documentação, a reconstrução da face foi realizada em um programa de computador. O resultado foi uma similaridade de mais de 95% do rosto da religiosa. Coube à artista plástica Mari Bueno imprimir a verossímil semelhança entre a Santa Paulina e o seu rosto relatado por quem a conheceu.

"Quando iniciei os trabalhos de pintura sobre este material, fiz vários testes para ver que tinta teria uma aderência e resultado melhor. Um estudo detalhado sobre os tons de pele, baseado no histórico e na pesquisa sobre a pessoa, cuja face está sendo reproduzida, também faz parte do processo. Eu utilizei tinta à base de óleo em mais de 5 camadas, em um período de 40 dias para chegar ao resultado final", afirma a expert em arte sacra de Sinop, que é conhecida no mundo todo pelas suas obras.

A técnica em 3D para a reconstrução de imagens, novidade no segmento religioso é, sobretudo, um convite aos interessados e apreciadores da arte sacra. Neste sentido, Mari Bueno ressaltou que esta arte desenvolvida por métodos tecnológicos será cada vez mais importante para a igreja no Brasil, "pois a ciência e a religião podem andar juntas neste caminho de valorização da história cristã e de resgate de muitos detalhes que nos levam a entender a importância da Fé e da vida cristã na construção de uma sociedade".

Fonte: Revista Estilo e Saúde em Alta

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir